A UBA é a mais famosa das universidades argentinas, atraindo muitos estudantes de toda América Latina, incluindo os brasileiros que vão á procura principalmente da carreira de MEDICINA.
A Universidade de Buenos Aires é a instituição de ensino superior mais importante da República Argentina. Pela sua magnitude e prestígio, encontra-se à frente do sistema universitário nacional e uma referência em formação, investigação e excelência. Dela saíram 5 Prêmios Nobel e 15 Presidentes da República!
Para fazer parte desta universidade, os estudantes precisam cursar o CBC (Ciclo Básico Comum), além de apresentar o Certificado Internacional de Espanhol (SIELE, SELU, CEI,), vale lembrar que na UBA o sistema de ensino é o PBL, fazendo com que muitos brasileiros não se adapttem a essa sistema, pois a cultura ESCOLAR BRASILEIRA É OUTRA, por isso é importante avaliar bem antes da escolha de cada universidade aqui na Argentina, geralmente todas as universidades públicas trabalham com esse sistema ( o aluno já tem que ir preparado para a classe, estudado a matéria sozinho e na classe apenas tira as dúvidas e revê os tópicos fundamentais), já nas universidades particulares é possível encotrar o mesmo método com que os brasileiros estão acostumados, onde se assiste aula, os professores dão a matéria em classe, explicam e tiram as dúvidas, exemplo disso é a Faculdade Fundación Hector A. BARCELÒ, que se tornou a queridinha dos brasileiros justamente por ser mais "parecida" com as universidades brasileiras!
Voltando ao Método de Ingresso da UBA, o CBC é constituído de 6 matérias:
-Introdução ao Pensamento Científico;
-Introdução ao Conhecimento da Sociedade e do Estado;
-Matemática;
-Química;
-Física e Biofísica;
- Biologia - Introdução a Biologia Celular.
É preciso aprovar em todas as matérias para se matrícular na carreira escolhida (Medicina, Direito, Psicologia, etc...)
O que ninguém conta é o seguinte: para aprovar no CBC, é preciso preparo!!! A maioria dos brasileiros, fazem cursinhos de apoio para passar nessas matérias, diferente dos argentinos, onde já no começo do ensino médio são direcionados as escolas específicas, e se preparam por 4, 5 anos para ingressar na universidade! Por isso não é porque não existe VESTIBULAR, que é "fácil", é necessário preparo, foco e dedicação por parte dos brasileiros, que são muito bem recebidos aqui, onde o sistema de ensino é para todos, o que siginifica que o mérito é do aluno, passar ou não... estudar... enfim aqui se tem acesso a educação de qualidade, sem ter que pagar mensalidades abusivas, como é o caso da MEDICINA no Brasil, porém o mérito é de cada um, o que faz da Argentina um exemplo a ser seguido por muitos países, inclusive nosso brasil, onde o educação deixa a deseja tanto!
Aqui na Argentina é possível realizar o sonho de estudar MEDICINA em uma universidade pública com excelência, porém é ncessário foco e dedicação, com isso tudo se alcança!!!
Comments